30 junho 2008

Velada pela Vida: um testemunho

Queridos Amigos,


Passaram uns dias sobre a Velada pela Vida. Não queria deixar de dar o meu testemunho sobre aqueles momentos tão simples e doces, feitos por fracos e desconhecidos, mas com uma enorme força de fé.


REZAR. Foi tudo o que fizemos. Rezamos e meditamos os Mistérios Gloriosos, a partir do guião da Oração pela Vida. Não éramos mais do que 50. Enquanto observava e entrava neste mistério lembrei-me do que Jesus disse aos seus discipulos: "Porque onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". (Mt 18,20). Tranquilamente íamos passando as contas do Rosário. Cantamos cânticos Marianos e o nosso coração encheu-se de compaixão e de ternura pelas mulheres e crianças pelas quais rezamos.


Naquele beco escondido na cidade de Lisboa, não foi a "Clínica dos Arcos" que nos motivou. Foi sobretudo porque Jesus que nos pediu para irmos aos lugares onde se sofre: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". (Mc 16,15) . Mesmo em frente à dita "Clínica", está um Bar/Discoteca, onde podemos observar a entrada de mulheres e homens que não escondiam a sua "identidade". Entravam e saiam em silêncio mas não indiferentes. Às Janelas muitas pessoas que silenciosamente observavam-nos, acompanhavam e quem sabe rezavam. Certamente esta nossa "atitude" pode incomodar, porque a oração é de facto a "arma" mais poderosa que podemos usar. E ali aquele pequeno "exercito" de Maria, não fez mais do que disparar Avé-Marias. Um senhor que mora no dito prédio, quis desmobilizar-nos. Estava profundamente incomodado. Soubemos que trabalhava na Clínica e por isso a Oração incomodou-o. Talvez porque se lembrou de quando rezava em pequeno??? Talvez porque foi confrontado com Jesus??? E nós serenamente continuamos até à hora marcada. Nem mais um minuto. Depois cada um de nós foi para casa tranquilamente.


Entretanto soubemos que em Guimarães o ambiente foi idêntico. Poucos mas determinados na Fé. E o mais espantoso é que este pequeno grupo orante já esta a dar frutos: o obstreta responsável pelo Hospital de Guimarães veio no dia seguinte dizer que o que se está a passar no que diz respeito ao aborto naquele Hospital é dramático. Denunciou muitos dos podres. Também no dia seguinte rebentou o escândalo da lei que dá subsidio de "maternidade" `mulheres que abortam. Ou seja a "Revolução" começou e não temos dúvidas que fruto da oração.


Não precisamos ter medo da Comunicação Social pois tudo o que aí aparece é escrito numa linguagem que lhes é comum, ou seja a busca de escândalo ou guerra. A verdade é que estas noticias levam cada vez mais pessoas a rezar pela vida, embora a nossa lógica não seja de estatísticas. Nós só queremos rezar. E Isso é tão Bom!


Acredito profundamente que a oração será a nossa grande "estratégia" para vencer o Demónio. Acredito que a nossa "loucura" de amor a Deus e aos Homens, nos levará a levantar bem alto os nosso braços e os nossos corações. Acredito que só podemos lutar pela vida quando juntos dermos as mãos e com a voz do nosso coração rasgarmos o Céu e deixarmos que Deus invada o Mundo que tanto precisa dEle.


Sei que muitos são contra esta iniciativa pacifica e amorosa. Sei e aprendi também no Congresso Internacional para a Nova Evangelização que cada vez mais temos que Evangelizar na Rua. Já experimentei isso no Presépio na Cidade. E Sei que agora com a intercessão de S. Paulo havemos de ir cada vez mais longe: "Anunciar o Evangelho não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!" (1Cor 9,16); "Mas, como Deus nos julgou dignos de nos confiar o Evangelho, falamos, não para agradar aos homens, e sim a Deus, que sonda os nossos corações". (1Ts 2,4)


É por tudo isto e porque cada vez mais tenho a certeza de que só anunciando o Amor de Deus aos homens, sobretudo aqueles que não entram nas Igrejas, com a força do Espírito Santo devolveremos mais e mais almas Aquele que é O autor de Todas as Vidas.


Sofia Guedes

Junho de 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigada Sofia pelo testemunho tão sentido. Um Bem-haja aos organizadores!